Fondue em Gramado

Vamos falar de Fondue em Gramado. Primeiramente, interessante notar que fondue, em francês, significa fundir (derreter). Dessa forma, você deve estar se perguntando: – Mas a origem da receita não é Suíça? Por que o nome é francês? A verdade é que a receita surgiu na região de Jura/Savoie, na fronteira franco-suíça.

Além disso, saiba que a palavra é um substantivo de dois gêneros – feminino e masculino. Ou seja, você pode dizer que comeu a fondue ou o fondue em Gramado.

Curiosidades sobre a Receita

Fondue em Gramado

O registro mais antigo da receita de Fondue está em um manual culinário escrito em Zurique no ano de 1699. Talvez também por essa razão tenha se tornado um ícone gastronômico da Suíça.

Há quem diga que essa receita provém dos mineiros suíços que usavam o pão “amanhecido” (já velhinho) com queijo para matar a fome.

Engraçado que a maioria das receitas tradicionais parecem ter advindo de uma necessidade primária das classes menos abastadas. Veja o exemplo da feijoada, que foi criada por escravos que juntavam restos de porcos com feijão. Bem assim, é o o exemplo dos tacos mexicanos que serviam de envelope recheados com restos de comida do dia anterior para os camponeses levarem ao campo. Aparentemente, a necessidade induz à criatividade.

Atualmente, a receita tradicional suíça leva queijo – a mistura básica consiste de gruyère e vacherin fribourgeois -, vinho branco, kirsch, amido de milho, pimenta do reino, noz moscada e alho a gosto.

Os suíços reivindicam apenas a receita original, que é a/o fondue de queijo. As demais modalidades foram objeto de adaptação pelos cozinheiros franceses, italianos e americanos. Ainda bem, assim nasceu o fondue de carne e a fondue de chocolate.

Dizem que o Fondue de Carne vem da Borgonha (França). Nessa receita, a carne é frita em óleo na hora e leva o acompanhamento de vários molhos. De fato, os franceses adoram um molhinho.

Por fim, o fondue de chocolate foi criado na década de 1950 pelo chef Conrad Egli, do restaurante Chalet Suísse, em Nova York.

Além disso, existe uma variação chinesa (pasmem), chama-se hot pot ou chinnoise. Trata-se de uma sopa na qual se inserem lâminas de carne, frutos do mar, cogumelos, vegetais, broto de feijão e até ovos de codorna. Os molhos também são típicos: soja, ostra, gergelim, amendoim…

O Vinho ideal para cada tipo de Fondue

Fondue em GrAMADO

Não importa qual receita estiver em questão nem o lugar no qual se desfruta; A reunião em torno do réchaud, com as varetas e o jeito lúdico de degustar com vagar, pede o acompanhamento de um bom vinho.

Fondue de queijo

No fondue de queijo geralmente se utiliza o gruyère, emental ou gouda. No entanto, pode ser que utilizem brie, taleggio ou camembert. Desse modo, a recomendação é um bom vinho branco, de preferência Chardonnay amadeirado. Se insistir no tinto, tente um pinot noir ou merlot.

Fondue de carne

Nesse caso, opte por vinhos tintos de corpo médio, por exemplo, um Carmenere, Merlot ou brancos frutados, como Sauvignon Blanc.

Fondue de chocolate

Para harmonizar com um bom fondue de chocolate, prove um tinto licoroso, que é aquele próprio para servir com sobremesas, dado o seu alto teor de açúcar. Experimente o Vinho do Porto, Jerez (espanhol) ou o chamado vinho Mistela, francês. No Brasil, há o Tannat Licoroso, espetacular quando acompanha chocolates.

Agora que fizemos um apanhado sobre a cultura geral dessa iguaria, vamos descobrir onde comer um bom fondue em Gramado.

Funcionamento da Sequência no Maison Enchanteé

Primeiramente, é uma refeição para se fazer com tempo de sobra, nada de pressa. Isso porque você deve degustar um pouquinho de cada coisa que a Casa oferece e, é claro, apreciar o momento, à luz de velas, em boa companhia.

Primeiro será servido o fondue de queijos aquecidos, acompanhado de crôutons de pães, goiabada, batata, brócolis e polenta frita.

Após, virão as carnes (filé mignon, filé suíno, filé de frango e calabresa), a serem grelhadas na pedra. Juntamente com as carnes servir-se-ão diversos tipos de molhos.

Para finalizar, você provará o tradicional chocolate de Gramado em forma de fondue, com muitas frutas da estação e waffer para mergulhar com gosto.

Informações úteis sobre o Fondue em Gramado

A Maison Enchanteé abre diariamente, a partir das 19 horas. Além disso, quem adquirir a compra aqui, será buscado em seu hotel ou pousada em Gramado ou Canela.

Esperamos que você tenha uma excelente experiência de viagem na Serra Gaúcha. Conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas sobre os jantares, ingressos e passeios:

Leia também:

Até a próxima.

QUE TAL COMPARTILHAR ESSE POST?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest