Obras no Aeroporto Salgado Filho e Retorno das Operações

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, passou por significativas obras de recuperação após ter sido fortemente afetado por enchentes em maio de 2024. Essas enchentes resultaram na submersão da pista e na interrupção das operações aeroportuárias, necessitando uma ampla intervenção para restabelecer as condições de segurança e funcionalidade do aeroporto.

Detalhes das Obras

As obras no aeroporto incluem a recuperação de várias partes da pista de pouso e decolagem, além de outras áreas essenciais. A parte antiga da pista precisou de uma remoção de cerca de 45 centímetros da camada de asfalto danificada. Na parte nova da pista, inaugurada em 2022, aproximadamente 500 metros foram afetados, exigindo a recuperação de 15 centímetros de asfalto. As faixas preparadas ao lado da pista e a iluminação da pista também foram restauradas​ (Serviços e Informações do Brasil)​​ (Panrotas)​.

O custo total das obras está estimado em R$ 700 milhões, com a concessionária Fraport Brasil trabalhando em estreita colaboração com o Governo Federal para assegurar a recuperação completa do aeroporto. A previsão é de que a recuperação total e o pleno funcionamento do aeroporto ocorram até dezembro de 2024​ (Panrotas)​.

Retorno das Operações

A retomada das operações no aeroporto está ocorrendo de forma gradual. Desde o dia 11 de junho de 2024, o terminal de cargas foi reaberto, permitindo o recebimento e a retirada de mercadorias quase que exclusivamente por transporte rodoviário. A partir de 15 de julho de 2024, os serviços de embarque e desembarque de passageiros foram parcialmente retomados, com o processamento de passageiros e controle de segurança sendo realizados nos pisos 2 e 3 do terminal, áreas não afetadas pelas enchentes​ (Serviços e Informações do Brasil)​.

Durante este período inicial, os voos comerciais continuam sendo operados na Base Aérea de Canoas, situada a cerca de 10 quilômetros do aeroporto. A Fraport confirmou que, a partir de outubro, o aeroporto retomará a operação com aproximadamente 50 voos diários, e espera-se que todas as operações estejam normalizadas até dezembro​ (Panrotas)​.

Orientações aos Passageiros

Os passageiros devem seguir novas orientações para os procedimentos de embarque. O check-in e embarque são realizados em uma área adaptada no terminal internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 e transporte até a Base Aérea de Canoas sendo realizado por ônibus. Recomenda-se que os passageiros cheguem ao aeroporto com três horas de antecedência para garantir o cumprimento dos novos procedimentos de segurança e embarque​ (Serviços e Informações do Brasil)​.

Essas medidas são parte do esforço conjunto do Governo Federal, da Fraport, e de diversas agências reguladoras para restaurar integralmente as operações do principal aeroporto da região Sul do Brasil.

QUE TAL COMPARTILHAR ESSE POST?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest