Tour Caminhos de Pedra

A Serra Gaúcha é repleta de atrações dos mais variados estilos. No entanto, ao visitar Gramado, o turista deve considerar explorar seus arredores. Especialmente a cidade de Bento Gonçalves – que tem muita história pra contar! Então, hoje queremos te apresentar o Tour Caminhos de Pedra! Esse passeio é realizado em veículo privativo, com guia e motorista a sua disposição. Além disso, você contrata o passeio com saída das cidades de Gramado e Canela! Confira!

Caminhos de Pedra

Os primeiros imigrantes italianos chegaram à serra gaúcha por volta de 1875. Juntamente com esse valor histórico, o roteiro busca preservar a cultura desses imigrantes.

Após um estudo da arquitetura no interior de Bento Gonçalves, em 1987, surgiu a ideia do roteiro. Constatou-se que a região possuía muitas casas antigas. Assim, o local conservava sua cultura e história e tinha um grande potencial turístico.

Todavia, esse precioso acervo, parcialmente esquecido, exigiu uma ação rápida para não acabar ruindo. Então, com recursos do Hotel Dall’Onder, foi possível a restauração de 4 propriedades que passaram a receber visitação. O primeiro grupo de turistas visitou a Casa Merlo, a Casa Bertarello, a Ferraria Ferri e a Cantina Strapazzon, em 1992.

Tour Caminhos de Pedra

Nesse ínterim, o sucesso do novo roteiro animou tanto os idealizadores quanto a comunidade. Logo após, em 1997, com assessoria do SEBRAE ocorreu a fundação da Associação Caminhos de Pedra, reunindo empreendedores e simpatizantes. Logo, com o objetivo de resgatar o patrimônio cultural, criou-se um projeto para concretizar o plano. Dessa forma, a aprovação do projeto ocorreu em 1998, e passou a captar recursos das empresas locais através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do RS.

Atualmente o roteiro Caminhos de Pedra recebe uma visitação média anual de 100.000 turistas. O local está em expansão e possui mais de 28 pontos de Visitação.

Como funciona o Tour

Antecipadamente, o roteiro tem aproximadamente 12km de extensão. Durante o percurso, você conhecerá um pouco cultura, gastronomia e arquitetura em casas centenárias, construídas pelos imigrantes italianos.

Em primeiro lugar, o passeio é realizado em veículo privativo, isso dá mais liberdade de tempo aos passageiros. Assim, você e seu grupo podem visitar apenas os pontos que mais lhes interessam. Aliás, o tempo de permanência em cada ponto é definidos por você.

Em segundo lugar, você terá um motorista e guia a sua disposição, para sanar todas as suas dúvidas, o que torna o passeio mais seguro e organizado.

Principais Pontos de Visitação:

  • Vinícola Lovara: Primeiramente, possui uma linha de vinhos nobres, desenvolvidos em parceria com a Vinícola Miolo.
  • Restaurante Nona Ludia: Antes de tudo, a casa de pedra foi construída por volta de 1880. Assim, comida típica italiana e um singular gostinho caseiro tomam conta do ambiente. Além disso, ao lado da casa destaca-se uma grande árvore. Sob seu tronco e raízes – em forma de gruta – os primeiros imigrantes se abrigaram provisoriamente.
  • Vinícola Casa Fontanari: Construída em 1932, produzia vinhos apenas para o consumo da Família. A partir de 2014, foi aberta ao público. Desde então oferece vinhos, espumantes, destilados e suco de uva, produzidos de forma artesanal.
  • Parque da Ovelha: Esse parque reúne diversão para toda a família com rotinas de uma fazenda de ovelhas. Com certeza você vai adorar!
Casa da Ovelha
  •  Casa das Massas e Artesanato: No andar superior funciona um pequeno museu onde estão expostas ferramentas antigas utilizadas pelos artesãos locais. Além disso, na cozinha da casa funciona uma fábrica de massas caseiras.
  • Casa da Tecelagem: Na casa antiga funciona uma loja que vende peças tecidas no local. Além do mais, no ateliê há um tear e uma roca que possuem mais de um século de existência.
Casa da Tecelagem
  • Cantina Strapazzon: Em primeiro lugar, a casa foi construída por volta de 1880. No porão o visitante pode degustar e adquirir produtos coloniais. Em segundo lugar, o local foi cenário do filme “O Quatrilho”.
  • Benevento Chocolate e Café: Nesse local você encontra chocolates artesanais. Afinal, serra gaúcha e chocolate combinam muito bem!
  • Casa da Erva Mate: O local concentra artigos e produtos ligados ao chimarrão e ao tradicionalismo gaúcho.

Cabe ressaltar, que esses são apenas alguns dos pontos de parada do percurso. Para maiores informações, clique aqui!

Maiores informações

Ademais, o passeio ocorre todos os dias. Além disso, o ponto de partida é o seu hotel ou pousada em Gramado e Canela. Por fim, o tour dura cerca de 10 horas, com saída entre 7h e 8h e retorno até as 19. Sem dúvida vale a pena!



Esperamos que sua passagem pela Serra Gaúcha seja ótima. Conte conosco para esclarecer suas dúvidas sobre ingressos e passeios, clicando aqui.

QUE TAL COMPARTILHAR ESSE POST?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest