Tour Itaimbézinho vale a Pena?

Tour Itaimbézinho Vale a Pena?

De antemão, Tour Itaimbézinho vale a pena? É a pergunta que tentaremos responder, embora seja difícil transmitir em palavras o valor desse cenário e da sensação de fazer parte dele por algum tempo.

Primeiramente, o Cânion Itaimbézinho possui uma formação rochosa que, calcula-se, existe há pelo menos 130 milhões de anos.

Estamos aqui a falar de um dos maiores cânions do Brasil, cuja extensão atinge 5.800 metros e uma largura que varia entre 200 e 600 metros. Sua profundidade máxima é de 720m.

Acima de tudo, uma coisa que não é possível colocar em números é a perplexidade maravilhosa e o encantamento que os precipícios evocam no visitante.

Ainda assim, é um misto de paisagens que, por força da sua dimensão, desolação e perigo, provocam um sentimento identificável como, ao mesmo tempo, assustador e agradável. É um despertar para o sublime.

Em síntese, você vai descobrir que não precisa fazer nada mais, a não ser estar ali.


Sobre o Parque Nacional Aparados da Serra

Tour Itaimbézinho

À primeira vista, o Parque Nacional de Aparados da Serra é unidade de conservação de proteção integral, administrada pela autarquia federal, Instituto Chico Mendes (ICMBIO).

Com efeito, o Parque se situa na região oriental da divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Com o intuito de favorecer a utilização do local pelos visitantes, no final de outubro de 2020 abrir-se-á licitação para concessão de exploração do Parque.

Desse modo, uma empresa privada investirá na infraestrutura e o visitante poderá usufruir com mais integridade de tudo o que a região dispõe.

Por ora, ainda pouco tocado pela mão do homem, o Parque tem a oferecer todo esse arsenal de belezas naturais, os quais passamos a retratar:

Trilha Vértice

A Trilha Vértice tem início no centro de visitantes do Parque Nacional dos Aparados da Serra.

Trata-se da trilha aberta aos visitantes de menor extensão e mais rápida finalização. Só para ilustrar, é aconselhável para quem viaja com crianças ou pessoas de menor preparo físico, uma vez que é a trilha de mais fácil acesso.

A ida e volta se faz em1,5km e, além disso, alguns trechos são inclusive calçados, o que torna mais fácil ao visitante.

Nessa trilha, você vai conhecer três mirantes indescritíveis:

Mirante 1 – Cascata das Andorinhas

Em menos de uma hora de caminhada é possível alcançar a borda do Cânion Itaimbezinho. chegando até a queda da cascata Andorinhas.

Essa cascata tem uma queda d’água de cerca de 300 metros.

Mirante 2 – Cascata Véu da Noiva

O Rio Perdizes desce as paredes rochosas para formar a cascata Véu de Noiva de uma beleza sem igual, esta cai de uma altura de 700 metros, produzindo uma bruma antes de atingir o fundo do cânion.

Nesse mirante você terá vista privilegiada para a Cascata Véu da Noiva. Com toda a certeza, essa paisagem vai te deixar sem palavras.

Mirante 3 – As duas cascatas

Em terceiro lugar, esse mirante permite vislumbrar as duas cascatas, Véu da Noiva e Andorinhas e, uma vista de cerca de 30% da extensão do Cânion Itaimbézinho.

Trilha do Cotovelo

Essa trilha também pode ser considerada leve, com extensão de, aproximadamente, 6,3 quilômetros, se considerar ida e volta.

Assim sendo, a Trilha do Cotovelo conduz até um mirante que proporciona uma visão geral do Cânion.

Vale lembrar que cerca de dois terços do percurso ocorrem em estrada de chão, a qual corta a floresta nativa. Por outro lado, um terço do trajeto ocorre beirando o penhasco. É deslumbrante.

Trilha do Rio do Boi

A Trilha do Rio do Boi não inclui as rotas pelo planalto, uma vez que se faz pelo interior do Cânion.

No azulado do cânion, como uma graciosa serpente, o Rio do Boi se move vagarosamente por entre as pedras, a moldar uma sucessão de belas cachoeiras, as quais deslizam para o vizinho, Estado de Santa Catarina.

É um passeio à parte, que perdura um dia, visto que constitui 14km de extensão. Ademais, requer acompanhamento de um guia e bom preparo físico.


Informações úteis para o seu planejamento

  • Os passeios ocorrem em terças, quintas e domingos;
  • A saída de Gramado ou Canela ocorre às 7h e 8h e o retorno ocorre às 17h
  • A agência busca nos Hotéis e Pousadas de Gramado e Canela (Zona Urbana).
  • Transporte com motorista/guia
  • Há uma parada de intervalo para compra de refeição/lanche.

Tour Itaimbézinho vale a pena?

Tour Itaimbézinho vale a pena?

Em conclusão, uma viagem aos cânions é uma viagem para se sentir pequeno. Geralmente não é agradável se sentir diminuído, mas nesse caso, é sim, um encolhimento bom.

É a sensação de encolher as amenidades do cotidiano para dar espaço à imensidão de uma natureza que se desenvolve por si só, absolutamente independente do nosso agir. Ela se basta e, por alguma razão que foge ao entendimento, ela nos basta – por alguns instantes.

Então, sim, o Tour Itaimbézinho vale a pena.

Se você se interessa por passeios na Serra Gaúcha com exaltação de belas paisagens, talvez aprecie o seguinte artigo: https://blog.gnbturismo.com.br/vale-dos-vinhedos-em-um-dia/

Ainda em dúvida, sobre o Tour Itaimbézinho? Você pode conversar diretamente com a agência, via whatsapp:

Por fim, esperamos ter demonstrado, ao menos em parte – ou tanto quanto é possível por este meio – a grandiosidade do passeio pelo Cânion Itaimbézinho. Sem dúvidas, uma viagem inesquecível.

Até a próxima.

QUE TAL COMPARTILHAR ESSE POST?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest