Cânion Fortaleza vale a pena?

Cânion Fortaleza vale a pena?

Por vezes, a beleza de um lugar é resultado de uma rara soma de estação do ano, luz e clima. Por outro lado, quando se fala no Cânion Fortaleza, em qualquer estação, sob qualquer horário e condição climática, a beleza está sempre lá, independentemente de qualquer fator. Em vista disso, faremos um breve esboço do que o espera no Cânion e, por fim, responderemos à pergunta: Cânion Fortaleza vale a pena?

De antemão, o Cânion Fortaleza é o maior Cânion do Brasil. Bem assim, você observará que alguns pontos chegam a ter 980 Metros de Altura. Além disso, possui extensão de 7,5 km com trilhas.

Em síntese, é uma vasta e intocada área, capaz de trazer uma sensação de paz indescritível.

Trilhas

Só para ilustrar, o Parque Serra Geral abre 3 trilhas à visitação do público, na seguinte sequência: Trilha do Mirante, Trilha da Cachoeira do Tigre Preto e e Trilha da Pedra do Segredo.

Trilha do Mirante

Cânion Fortaleza vale a pena?

Sem dúvida, essa é a trilha que leva ao ponto mais alto do cânion e que oferece a melhor vista.

Em resumo, você atravessará 3,5 km, se considerar ida e volta. Tal percurso leva 40 minutos de caminhada.

É provável que em dias claros e sem nebulosidade, você enxergue o litoral. As vistas têm uma dimensão inacreditável.

O sentimento ao chegar na beirada do Cânion é o mesmo em todos que passam por lá: não dá vontade de ir embora.

Trilha da Cachoeira do Tigre Preto

Cachoeira

Após, você seguirá um segundo trajeto que consiste em uma trilha 2 de km -se considerar ida e volta – em percurso predominantemente plano.

Assim sendo, você cruzará as águas de um riacho cristalino e, adiante o verá formar a Cachoeira do Tigre Preto. Você vai querer provar dessa água.

Ainda, é preciso atravessar o leito de um rio de água bem rasa, não há perigo no percurso. A fim de encarar a cachoeira de frente, você acabará passando por cima dela. Valerá a pena.

Trilha da Pedra do Segredo

Cânion Fortaleza vale a pena?

Seguindo em frente, você percorrerá apenas mais 500 metros a fim de contemplar a famosa Pedra do Segredo.

Surpreendentemente, é uma pedra de 5 metros e 30 toneladas equilibrada de forma suspensa sobre uma base ínfima de 50 centímetros.

Essa pedra aguça a curiosidade de todos os visitantes, uma vez que está lá, imóvel, há centenas de ano. É impressionante, embora a rocha atravesse condições de instabilidade climática ela segue inalterada.

Cânion Fortaleza vale a pena?

Cânion Fortaleza vale a pena?

Primordialmente, diante de 980 metros de transformação da terra em obra de arte da natureza todos os problemas e incômodos da vida parecem desaparecer. Aliás, desafiamos você a olhar cara a cara para a imensidão dos paredões e não se deslumbrar

Semelhantemente, esse cenário tem o poder de acender a chama do encantamento em todos que o testemunham. De tempos em tempos, precisamos ser lembrados da nossa capacidade de sentir isso, de sentir essa chama.

Certamente presenciar a capacidade que as coisas que vêm da terra têm de se transformar em algo tão bonito vale a pena.

E mais do que isso, lembrar que é possível testemunhar grandes coisas que não foram feitas por alguém e não custam nada a ninguém, é também uma perspectiva que devemos internalizar.

Tour Cânion Fortaleza vale a pena para todos aqueles que buscam trazer um pouquinho da imensidão desse mundo grandioso para si.

Informações sobre o Parque

O Parque Nacional da Serra Geral é aberto ao público de Terças à Domingos, das 08h00 às 17h00, sendo permitida a permanência até uma hora após o fechamento do portão de acesso.

A administração é conjunta com o Parque Nacional de Aparados da Serra, no endereço Rodovia RS 429, KM 18, Itaimbezinho, Cambará do Sul/RS – CEP 95.480-000 – Caixa Postal 010.

Informações sobre o Tour

DIAS DE REALIZAÇÃO: Terça e Domingo

HORÁRIO DE SAÍDA: Entre 7h30 e 8hs e Retorno as 18hs

LOCAL DE SAÍDA/CHEGADA: Hotéis e Pousadas de Gramado e Canela (Zona Urbana).

INCLUSO: Transporte com motorista/guia.

NÃO INCLUSO: Refeições.

A distância do Cânion Fortaleza vale a pena?

Ao visitar Gramado ou Canela, o viajante procura destinos turísticos bem aparelhados estruturalmente, com recursos que proporcionam conforte e tecnologia acima de qualquer coisa.

No entanto, a menos de duas horas de Canela você estará percorrendo um destino com uma proposta completamente diferente: paisagens de cânions, animais silvestres, cachoeiras de água cristalina e etc . É como fazer duas viagens em uma só.

Desde que feito com guia especializado, o trajeto se mostra tranquilo. Bem assim, as paisagens percorridas no caminho farão o tempo passar voando.

RECOMENDAÇÕES 

  • Importante usar roupas confortáveis. 
  • Nos dias de passeios com sol, levar boné e protetor solar. 
  • Durante o passeio faremos paradas para o uso dos banheiros. 
  • Importante levar garrafinhas de água extra.
  • Em dias chuvosos oferecemos capa de proteção.

RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS PARA A PANDEMIA

De acordo com o Instituto Chico Mendes, ao visitar os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, deve seguir algumas orientações que provavelmente lhe serão passadas pelo seu guia.

Principalmente, o uso de máscaras é obrigatório durante todo o tempo de permanência nos Parques, inclusive nas trilhas. Isso se solicita para a proteção de todos que estão visitando e trabalhando;

Ademais, as trilhas poderão estar fechadas ou operando com número limitado de visitantes em função da pandemia, motivo pelo qual o auxílio de uma agência, dadas as circunstâncias, acaba sendo ainda mais importante.

Ainda em dúvida? Acione a agência no Whatsapp:

Se você gostou desse texto e quer saber mais sobre os cânions de Cambará do Sul e Praia Grande, clique aqui.

QUE TAL COMPARTILHAR ESSE POST?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest