A princípio, Gramado é linda e cheia de atrativos de janeiro a janeiro. No entanto, se você está planejando a sua viagem deve descobrir qual é a melhor época para visitar Gramado, de modo a atender os seus interesses particulares. Por exemplo, no inverno e verão você encontrará badalação, já na primavera e outono você passeará mais sossegado. Assim, cabe a você explorar as possibilidades e decidir o que é o melhor.
Melhor Época para Visitar Gramado
Outono
Primeiramente, o outono é uma estação muito romântica e a cidade fica absolutamente maravilhosa com seus plátanos e aquela brisa ensolarada no final dos dias. É uma delícia.
Além disso, trata-se de um período em que o turismo é um pouco tímido, especialmente no começo, nos meses de março e abril, motivo pelo qual você pode curtir as atrações com paz e tranquilidade, sem filas e tumultos.
Sem dúvidas, é o melhor período para viajar a dois.
Dica de passeio em Gramado no outono:
Noite Suíça
Primeiramente, servem-se os queijos aquecidos, acompanhados de crôutons de pães, goiabada, batata, brócolis e polenta frita.
Em seguida, vêm as carnes (filé mignon, filé suíno, filé de frango e calabresa) a serem grelhadas na pedra e acompanhado com diversos tipos de molhos.
Por fim, serve-se o tradicional chocolate de Gramado em forma de fondue, acompanhado por diversas frutas da estação e waffer.
Com o jantar, você já adquire o transporte. Isso mesmo, a agência busca você em seu hotel ou pousada em Gramado e Canela a partir das 19 horas.
Inverno
De antemão, é o período anual do agito em Gramado. Ao passo que inúmeras festas são promovidas em torno dos eventos do Festival de Cinema, o público jovem domina as ruas e os bares da cidade. Assim, acaba se tornando uma época muito alegre e festiva.
Ademais, é no inverno que são promovidas centenas de feiras e congressos profissionais e estudantis, por isso todo final de semana tem um trânsito intenso de turistas.
Também, é claro, atrai os grupos de amigos e familiares, que buscam encontrar aquela tão sonhada nevasca em Gramado. Quem sabe esse ano não é a sua chance?
Bem, se você não der sorte, fica a dica para quem viaja no inverno:
Snowland
De antemão, o passaporte Snowland inclui as seguintes atrações:
- Ingresso ao Parque Acesso livre a Montanha de Neve e aluguel do Kit Neve do Snowland;
- Kit Neve: 1 roupa completa de Neve com 1 calça, 1 jaqueta, 1 capacete 1 par de botas, luvas);
- Patinação livre no gelo (altura 1.15 e patins a partir do 28);
- Brincar no simulador de Esqui 7D (Altura mínima 1.35);
- Brincar no Tubing (Idade mínima de 7 anos e 1.20 de altura);
- Apresentação do espetáculo Flokus: a Origem da Neve;
- Caverna do Yeti;
- Hot Café e ao Castelo de Neve Snowplay;
- Acesso livre ao vilarejo Alpino;
- Oficina do Tio Urso
- Bumper Car
À primeira vista você irá se deparar com o Vilarejo Alpino. Em outras palavras, você vai se sentir na Suíça por um momento. Em suma, trata-se de uma zona linda, com lojas delicadas e bem decoradas as quais rodeiam uma pista de patinação no gelo.
Primordialmente, aqui você poderá fazer aulas particulares de patinação e aprender com os melhores instrutores do Brasil.
Também não deixe de experimentar o tubing, um tobogã de gelo para descer sozinho ou acompanhado sobre uma boia gigante. É divertidíssimo.
Porém, se seu negócio são os esportes, não faltarão alternativas: snowborad, ski, patinação e muito mais.
Além disso, tantas atividades abrem o apetite, motivo pelo qual a Snowland oferece uma ampla gama de opções gastronômicas.
- Hot Café
- Ice Bar
- Bamba Burgers
- Pizza Itália
- Pub da Montanha
Ainda mais, para quem viaja com os pequenos, encontrará na Montanha de Neve o Castelinho de Neve, a Caverna do Yeti, o tubing infantil, motoneve e esquibunda. Enfim, toda a sua família vai adorar.
Primavera
Sobretudo a primavera em Gramado é o período perfeito para quem quer curtir os inúmeros parques temáticos e passeios ao ar livre sem se expor ao friozinho. Coincidentemente, é o mês das crianças, então você pode aproveitar e levar os pequenos para curtir a baixa temporada em Gramado.
Dica de passeio imperdível em Gramado na primavera:
Tour Uva e Vinho com Maria Fumaça
Primeiramente, o passeio inclui viagem de trem, peça teatral cultural, típica gastronomia italiana, enoturismo, compras e muito mais. Aliás, esse tour tem duração de um dia inteiro. Confira!
Primeiramente, buscam-se os visitantes em seus hotéis ou pousadas em Gramado em Canela. Assim, o veículo coletivo segue para Bento Gonçalves ou Carlos Barbosa para embarcar no Trem do Vinho.
Nesse meio tempo, o passeio de Trem Maria Fumaça tem duração de aproximadamente 1h30. Desse modo, o trem percorre as cidades de Bento Gonçalves para embarque ou desembarque, Garibaldi, com parada para degustação e shows e, ainda, Carlos Barbosa, onde ocorre mais um show típico italiano, tarantela. É muito divertido.
Logo depois, haverá parada para almoço no Vale dos Vinhedos em Cantina de comida típica italiana. Sem dúvida, esse tour é imperdível. Melhor ainda, por ser uma opção que inclui passeio, almoço e transporte, acaba sendo bastante econômico!
Verão
O verão em Gramado é inesquecível, seja pelas luzes de Natal seja pela atmosfera lúdica que se espraia sobre todos nas ruas gramadenses. Assim, é o período perfeito para viajar com a família, pois há muitas opções de espetáculos, inclusive gratuitos, todos com alto rigor artístico e uma ligação profunda com o espírito de Natal.
Se você não é adepto às festividades de Natal, saiba que o reveillon na cidade é de tirar o fôlego, os restaurantes e hotéis oferecem jantares muito especiais e na hora da virada o show de fogos é na frente da Rua Coberta. Você vai adorar.
Dica de passeio em Gramado no verão:
Tour Rural Linha Bella
Em suma, essa imersão cultural ocorre a bordo de uma jardineira história e começa na Praça das Etnias, de modo que durará cerca de 6 horas até a sua conclusão.
Trata-se de um passeio que percorre, de maneira muitíssimo descontraída, toda a história de criação da cidade de Gramado e, por consequência, da colonização europeia no Brasil.
Dessa forma, veja os principais pontos históricos que você visitará no Tour Rural Linha Bella:
- Vinícola Masottu
- Casarão Vitienzo Marcon
- Moinho Cavichion
- Cantina Italiana Linha Bella
- Linha Nova – Marco Zero de Gramado
O QUE VEM INCLUSO NO TOUR LINHA BELLA NA SERRA
- Transporte em ônibus temático
- Acompanhamento e dicas do Guia Turístico
- Almoço com show na Cantina Linha Bella
- Ingressos e degustações nas atrações
Outrossim, se você ficou com alguma dúvida, chame nossa equipe no Whatsapp:
Leia também:
- Tour Gramado e Canela
- Passeios legais para casais em Gramado
- Como chegar em Gramado e Canela
- Pacote Econômico em Gramado
- O que fazer em Gramado em março
- 5 Passeios imperdíveis em Gramado e Canela
- O que fazer em Gramado em 2 dias
- O que fazer em Gramado em Abril
Acima de tudo, desejamos que você faça uma excelente viagem para a Serra Gaúcha.
Até breve.