Turismo Rural em Gramado

Inegavelmente a cidade de Gramado remete-nos ao Natal Luz, às ruas lotadas e aos pontos turísticos tradicionais. Entretanto, a região tem muito mais a oferecer. Nesse sentido, o turismo rural em Gramado oferece uma oportunidade única. Desse modo, os visitantes poderão ter contato com a vida do interior, conhecendo os colonos e suas tradições, além de provar as delícias coloniais.

Embora muitas pessoas ainda não conheçam esse lado da cidade, o turismo rural em Gramado está fazendo a cabeça dos visitantes. Então, é perfeito para você que ama o contato com a natureza, com os animais e ainda saber um pouco da história dos colonizadores. Assim, se você deseja fugir dos roteiros tradicionais e ter uma experiência memorável em Gramado, continue sua leitura!

Turismo Rural em Gramado

Agora, vamos te apresentar quatro passeios com roteiros incríveis passando pelo interior. Então, escolha o seu e curta o Turismo Rural em Gramado! Aliás, são roteiros perfeitos para todas as idades.

Tour Linha Bella – Com Almoço

Em primeiro lugar, trata-se de um roteiro envolvendo cultura, história e gastronomia no interior da cidade. Logo, essa atração é ideal para quem quer fugir da agitação e das filas dos parques centrais.

Assim, o passeio tem início na Praça das Etnias. Dura cerca de 6 horas até a sua conclusão, que se dá na Linha Nova – marco zero da cidade de Gramado. Além disso, o Tour Linha Bella é feito a bordo de uma charmosa jardineira! Durante o percurso, são feitas 5 paradas em propriedades de famílias tradicionais de imigrantes, para visitação e degustação.

Logo depois, um típico almoço Italiano e todo o seu sabor na Cantina Linha Bella!

Tour Raízes Coloniais

À primeira vista esse Tour é uma viagem no tempo e lhe permitirá conhecer um outro lado de Gramado, através de uma imersão cultural, a apenas cinco quilômetros do centro.

De início, você conhecerá uma mansão secular que é representação legítima de uma casa italiana do período de colonização de Gramado.

Mais ainda, você conhecerá a propriedade da família Cavichion. É lá que o visitante compreende a produção e um pouco da história da produção de farinha de milho.

Para contextualizar a história da colonização italiana em Gramado, o museu apresenta um acervo composto por itens pertencentes aos primeiros moradores da famosa cidade gaúcha.

Além disso, se o Rio Grande do Sul é tradicional pelo seu chimarrão, nada mais justo do que conhecer o processo de fabricação da tradicional erva mate. Assim, na Ervateira Marcon, o visitante conhece a produção do item, além de poder desfrutar de todo o sabor do mate.

Enquanto sente o cheiro do pão sendo assado e aguarda o momento de sentar-se à mesa repleta de produtos da deliciosa culinária italiana, o visitante prestigia um show de músicas tradicionais, fechando o passeio com chave de ouro!

Tour no Vale – Com Café Colonial

Por sua vez esse passeio oferece ar puro, natureza, casas coloniais e visita às famílias italianas e alemãs. Assim você irá viver momentos inesquecíveis no interior de Gramado. Aliás, os morros de intensa vegetação, rios e cachoeiras, araucárias e parreiras são o pano de fundo desse tour.

O Que vamos conhecer:

  • Vista Vale do Quilombo: Primeiramente esse é um lugar especial. Desse modo, você irá contemplar a natureza de Gramado a 850 metros de altura.
  • Capela São Valentim: Logo depois, você poderá admirar essa igreja com sua arquitetura ao estilo colonial de Gramado. Assim, não deixe de registrar cada momento!
  • Família Marcon: Em contrapartida, a lida do campo é o que marca essa parada do passeio. Durante essa parada todos degustam um bom suco de uva, acompanhado de pães e geleias produzidas pelos Marcon. 
  • Alambique Rossa:  Já a arte de produzir cachaça, graspa e vinho é o que marca esta parte do passeio. Mais ainda, o visitante ganha uma explicação da produção de cachaça de alambique desde a colheita da cana-de-açúcar.
  • O Espaço Cultural Estação Férrea Várzea Grande:  Criado em de 27 de maio de 2008 da Prefeitura Municipal de Gramado, e está vinculado à Secretaria Municipal da Cultura.
  • Família Barreta: Por último, o visitante é recebido por seus proprietários que servem um saboroso café da tarde com produtos coloniais, recheado por bolos, pasteis, cucas, sucos e cafés.

Tour Caminhos de Pedra

Anteriormente, os primeiros imigrantes italianos chegaram à serra gaúcha por volta de 1875. Juntamente com esse valor histórico, o roteiro busca preservar a cultura desses imigrantes. Aliás, o passeio se dá na localidade de Bento Gonçalves. No entanto, o ponto de partida é o seu hotel ou pousada em Gramado ou Canela.

Antecipadamente, o roteiro tem cerca de 12km de extensão. Durante o percurso, você conhecerá um pouco da cultura, gastronomia e arquitetura em casas centenárias, construídas pelos imigrantes italianos.

Principais pontos de Visitação:

  • Vinícola Lovara: Primeiramente, possui uma linha de vinhos nobres, desenvolvidos em parceria com a Vinícola Miolo.
  • Restaurante Nona Ludia: Antes de tudo, a casa de pedra foi construída por volta de 1880. Assim, comida típica italiana e um singular gostinho caseiro tomam conta do ambiente.
  • Vinícola Casa Fontanari: Construída em 1932, produzia vinhos apenas para o consumo da Família. A partir de 2014, foi aberta ao público.
  • Parque da Ovelha: Esse parque reúne diversão para toda a família com rotinas de uma fazenda de ovelhas. Com certeza você vai adorar!
  • Casa da Tecelagem: Na casa antiga funciona uma loja que vende peças tecidas no local. Além do mais, no ateliê há um tear e uma roca que possuem mais de um século de existência.
  • Cantina Strapazzon: Conheça o local que foi cenário do filme “O Quatrilho”.
  • Benevento Chocolate e Café: Certamente você irá se encantar com os chocolates artesanais!
  • Casa da Erva Mate: Por fim, local concentra artigos e produtos ligados ao chimarrão e ao tradicionalismo gaúcho.

Cabe ressaltar, que esses são apenas alguns dos pontos de parada do percurso. Contudo, para maiores informações, clique aqui!


Por último, esperamos ter ajudado com nossas dicas. Entretanto se você pensou em outro passeio, ou mesmo se quiser montar um roteiro personalizado, clique aqui.

Certamente teremos prazer em te ajudar a tornar sua viagem inesquecível!

Leia também:

Passeios Gratuitos em Gramado e Canela

Passeios Românticos em Gramado

QUE TAL COMPARTILHAR ESSE POST?

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest